A responsabilidade social é definida, na CERCIMIRA, por um conjunto de iniciativas que evidenciam um comprometimento com o bem-estar social na nossa zona geográfica de intervenção, não necessariamente ligado ao objeto fundamental da Cooperativa. Tratam-se, portanto, de iniciativas que vão além do cumprimento de requisitos legais, a que a organização procede de forma voluntária, tendo em vista prestar um contributo adicional à sociedade, que vai além da sua ação quotidiana.
Assim, a presente política assume-se como um instrumento de fundamento da responsabilidade social da CERCIMIRA, definindo as seguintes áreas preferenciais para a sua concretização:
- Apoio à ação social em domínios não diretamente relacionados com a deficiência, nomeadamente do apoio à infância e à terceira idade prestado por organizações da nossa área geográfica de intervenção.
Participação e representatividade em comissões e redes sociais concelhias. - Emprego a públicos desfavorecidos, considerando a possibilidade da sua inclusão para o preenchimento das necessidades de recursos humanos da organização.
- Proteção do ambiente, nomeadamente através do encaminhamento de resíduos para centros de reciclagem.
- Apoio a Colaboradores em situações de necessidade eventual, de acordo com os princípios solidários da CERCIMIRA e os recursos disponíveis.
As principais evidências de cumprimento da presente política devem ser apresentadas periodicamente às partes interessadas.