A política de voluntariado assume-se como um instrumento orientador do compromisso da ação de voluntariado na CERCIMIRA. A CERCIMIRA considera que o voluntariado tem o potencial para expandir as respostas da organização e, além disso, para aproximar a organização da comunidade envolvente. Desta forma, a atividade de voluntariado tem como missão complementar e qualificar as ações da CERCIMIRA, em benefício da qualidade de vida dos Clientes e do seu bem-estar. O voluntariado nunca substitui as funções e responsabilidades dos Colaboradores, no desenvolvimento da intervenção quotidiana da organização, ou em projetos, programas ou atividades do seu âmbito. Assim, o desenvolvimento de ações de voluntariado na CERCIMIRA baseia-se nos seguintes princípios orientadores:
- Os programas e modalidades de voluntariado existente na CERCIMIRA devem ser promovidos e divulgados.
- O processo de recrutamento deve ser responsável e basear-se nas motivações e interesses apresentados pelo voluntário.
- A integração e acolhimento dos voluntários, bem como a avaliação sistemática do trabalho por eles desenvolvido, devem ser momentos valorizados na gestão dos programas.
- O voluntariado deve estar devidamente estabelecido através de um regulamento, acessível e divulgado.
- A gestão do voluntariado pressupõe um acompanhamento próximo e orientador na e para a ação, em respeito pela missão e valores da CERCIMIRA, com o estabelecimento, por parte do voluntário, de um compromisso solidário, responsável e respeitador.
- A responsabilidade social do voluntário no exercício da sua atividade, deve ser incentivada e valorizada.
- A organização deve acolher propostas inovadoras de possíveis ações de intervenção dos voluntários.
- Os indicadores e resultados do voluntariado devem ser incluídos na informação institucional a partilhar com as partes interessadas, bem como na estratégia a médio longo-prazo da organização.