Carta de direitos e deveres

A Carta de Direitos e Deveres dos Clientes da CERCIMIRA existe desde Abril de 2010 na nossa Organização!

Direitos do Cliente

  •  Ser tratado no respeito da dignidade humana, sem qualquer excepção e sem distinção ou discriminação com base em questões de raça, sexo, língua, religião, idade, orientação sexual, deficiências e incapacidades, opiniões políticas ou outras, estado de saúde ou qualquer outra situação que diga respeito à própria pessoa com deficiência ou incapacidade ou a sua família;
  • Ver respeitadas as suas convicções culturais, filosóficas e religiosas;
  • Usufruir dos direitos de educação, reabilitação, assistência, aconselhamento, formação, serviços de colocação e outros serviços que lhe possibilite desenvolver ao máximo as suas capacidades e aptidões e facilitar o seu processo de integração ou reintegração social;
  • Receber o apoio e os cuidados apropriados à sua capacidade e estado de saúde, no âmbito de uma intervenção centrada no cliente e nos seus significativos;
  • Usufruir de serviços que vão de encontro às suas reais necessidades de acordo com um rigoroso diagnóstico de competências e expectativas;
  • Ser informado sobre a programação e a intervenção que está ser efetuada em relação à sua pessoa;
  • Dar ou recusar o seu consentimento, antes de qualquer intervenção.
  • Ter direito à confidencialidade de toda a informação pessoal e elementos identificativos que lhe respeitam;
  • Exigir o respeito pelos princípios da privacidade e da confidencialidade no âmbito do seu Plano de Desenvolvimento Individual.
  • Ser defendido contra toda a espécie de exploração, de disciplina e de tratamento de natureza discriminatória, abusiva ou degradante.
  • Aceder a um emprego ou ao exercício de atividades úteis, produtivas e lucrativas e acordo com as suas competências e capacidades;
  • Apresentar sugestões e reclamações diretamente ou pelos seus significativos;
  • Ser informado, por todos os meios apropriados, dos direitos e deveres contidos nesta Carta.

 

Deveres do Cliente

  •  Zelar pelo seu estado e saúde física, psicológica e mental, na medida das suas capacidades, de forma a procurar garantir a promoção da sua própria saúde e da comunidade em que vive;
  • Fornecer aos colaboradores da organização todas as informações necessárias para a obtenção de um correcto diagnóstico das suas necessidades.
  • Cooperar com os colaboradores da organização respeitando as indicações que lhe são recomendadas e, por ele livremente aceites.
  • Respeitar as regras de funcionamento da organização.
  • Utilizar os serviços, equipamentos e materiais de forma apropriada e colaborar ativamente na redução de gastos desnecessários.
  • Respeitar os direitos das outras pessoas que frequentam a organização.

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