A política de parcerias propõe orientações fundamentais para o comportamento da CERCIMIRA nas relações de parceria em que se envolve, por força do cumprimento da sua missão.
A CERCIMIRA, apesar de ter uma atuação especializada no apoio a pessoas com deficiências e incapacidades, deve projetar-se socialmente, na comunidade, como uma Organização que assume as suas responsabilidades no âmbito da solidariedade social, através de um apoio ativo a populações em situação de exclusão. De facto, e tendo em conta que a intervenção de uma Organização não pode ser eficaz se for isolada ou compartimentada, sobretudo no contexto da ação social, o trabalho em parceria deve assumir-se como um contributo vital para uma abordagem mais completa e eficiente resolução dos problemas.
A CERCIMIRA reconhece a importância estratégica da proximidade com o tecido empresarial envolvente para a inclusão profissional das pessoas com deficiências e incapacidades, através da promoção e realização de formação em contexto de trabalho, para a realização de atividades socialmente úteis, para apoio à colocação e acompanhamento pós-colocação. Nesta dinâmica, a CERCIMIRA deve manter uma atitude proativa na procura e formalização destas parcerias, que são sempre vinculadas às necessidades e expectativas dos seus Clientes.
Paralelamente, a CERCIMIRA deve ter um papel ativo na Comunidade local e regional que integra, não só pelo seu capital humano, mas também pelos recursos físicos de que dispõe, manifestando a sua total abertura e transparência, para a avaliação e participação em propostas ou projetos de parcerias, sejam pontuais, sejam a médio-longo prazo.
A política de parcerias determina ainda que todas as parcerias que se venham a realizar sejam formalizadas num protocolo escrito, em que constem de uma forma clara os seguintes pontos, independentemente da sua forma:
- O objetivo da Parceria
- A duração da Parceria
- O compromisso da CERCIMIRA
- Quem representa a CERCIMIRA
- A forma de avaliação periódica do funcionamento da Parceria