O planeamento centrado na pessoa é interpretado na CERCIMIRA como uma metodologia de planeamento da intervenção da organização em função do Ciente em causa, que tem em vista ajudar individualmente essa pessoa a planear o seu futuro, de forma a que possa cumprir os seus objetivos de vida, ser mais independente e a ter uma participação social ativa na comunidade.
Esta metodologia é colocada em prática pelos nossos Colaboradores com funções de gestão de caso, a quem cabe explorar o melhor compromisso entre as necessidades e expectativas do cliente e aquilo que a organização tem para lhe oferecer, em conjunto com a sua rede social próxima, ou seja, mobilizando outras pessoas ou entidades igualmente comprometidas com a pessoa em causa no planeamento definido.
O planeamento centrado na pessoa, assim, consiste em gerir um conjunto de recursos em função dos objetivos estabelecidos pela pessoa que atendemos, permitindo prestar assistência à pessoa no controlo da sua vida, aumentar as suas oportunidades de participação e reconhecer as suas aspirações e desejos para o futuro.
Esta metodologia segue três passos sucessivos. Num primeiro momento é desenvolvida e explorada a história da pessoa em causa através da sua própria partilha, as suas origens, os principais acontecimentos na sua vida, os seus relacionamentos mais significativos. Passa-se depois para um momento em que a pessoa é convidada a refletir sobre a sua qualidade de vida, em que se exploram as diferentes dimensões do conceito. Numa terceira fase, a pessoa apresenta as suas preferências, o que gosta e não gosta de fazer, e os seus planos para o futuro; é nesta fase que se procede ao planeamento de objetivos e à mobilização de recursos, tendo por base as necessidades, potenciais e expectativas da pessoa que atendemos.