O alargamento físico da nossa Unidade Residencial e Bem-Estar (URBE), representa um grande compromisso da CERCIMIRA. Esperamos que esta obra permita alargar o apoio residencial a mais pessoas com deficiências e incapacidades, em situação de risco de perda do seu suporte familiar.
Em que consiste o projeto de alargamento?
O projeto de alargamento da URBE é uma iniciativa da CERCIMIRA, destinada ao aumento da capacidade de apoio residencial dirigido a pessoas com deficiência e incapacidade de 17 para 30 pessoas, que consiste em três intervenções:
- Na construção de um novo edifício, contíguo ao existente, contendo cinco quartos duplos, uma sala polivalente, um gabinete de funcionários e arrumos. Este edifício terá um passadiço de ligação exterior, para permitir acesso sem passar pela ala dos quartos.
- Na reabilitação das instalações do edifício existente, nomeadamente na adaptação de uma casa de banho a pessoas com mobilidade reduzida e na reconfiguração do gabinete de funcionários.
- Na construção de novas instalações para lavandaria e tratamento de roupa.
Porque é que este projeto é relevante?
A CERCIMIRA tem vindo a sentir um aumento da procura desta resposta social. Além da região de intervenção da entidade, que corresponde aos municípios de Mira, Vagos e Cantanhede, este fenómeno é também comum a outras zonas do país. A lista de espera tem vindo a contar, em média, com mais de 25 inscrições, embora continuem a ser frequentemente sinalizadas e encaminhadas para a CERCIMIRA outras pessoas com necessidade de apoio residencial, que não chegam a formalizar a inscrição.
Esta resposta é procurada em casos em que a família não existe ou não está capacitada para apoiar a pessoa, ou nos casos em que a família prevê perder essa capacidade a curto ou médio prazo. São ainda frequentes os pedidos de apoio pontual, por exemplo em casos de indisponibilidade temporária da família de suporte ou para descanso do cuidador. No universo das pessoas atualmente apoiadas pela CERCIMIRA há grandes expectativas de necessidade de apoio futuro pela própria instituição.
O que tem sido feito pela CERCIMIRA para a concretização do projeto?
A necessidade de concretização do projeto de alargamento da URBE tem percorrido as preocupações da administração da CERCIMIRA ao longo dos últimos dez anos, em que foi tratada a execução e aprovação do projeto de arquitetura, e a reprogramação física do edifício existente, junto das entidades competentes. A necessidade de concretização deste projeto foi já manifestada junto das entidades competentes.
Qual é o ponto de situação relativamente à concretização?
À data está lançado o concurso público para as obras previstas. Os projetos de especialidade estão aprovados pela autarquia e podemos solicitar a licença de construção. O projeto tem o aval interno da Assembleia Geral e da Administração da CERCIMIRA para se concretizar por meios próprios, ou seja, usando as reservas da organização para o investimento e os seus próprios recursos para procurar financiamentos alternativos.
Estamos a trabalhar neste projeto e a canalizar apoios financeiros externos. Junte-se aos Pais e Encarregados de Educação que já o fizeram e ajude-nos a concretizá-lo!
Especificamente, os donativos para este projeto podem ser feitos por transferência bancária:
IBAN: PT50 0079 0000 2500 4690 1011 0, Banco BIC